En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Salão de Honra ou Salão Nobre é uma sala de exposição no Museu do Ipiranga. Salão principal do museu, o Salão de Honra tem papel central na alegoria histórica do edifício-monumento e suas exposições, cujo início conta com o próprio projeto arquitetônico de Tommaso Gaudenzio Bezzi, pela direção de Hermann von Ihering e se concretiza com o programa decorativo de Afonso d'Escragnolle Taunay, a partir de 1922.
O salão, parte do Eixo Monumental do museu, mede 9,1 metros de profundidade por 20 metros de comprimento e 10,4 metros de pé-direito e se localiza no andar superior, sendo acessado pela escadaria monumental. Taunay descreve o salão e as obras presentes nele com detalhes no Guia da Secção Histórica do Museu Paulista, onde caracteriza o "vasto e belo salão um dos mais ricos existentes no Brasil" e que "enobrece-lhe a soberba arquitetura, tão caracteristicamente palacial e dinástica" a presença da grande tela de Pedro Américo: Independência ou Morte.
Outras são as obras que completam o acervo do Salão de Honra e que junto com as obras da Escadaria e do Peristilo foram dispostas, segundo o próprio Taunay, com o objetivo de fazer a evocação de todos os grandes lances da História do Brasil revestindo o edifício do Museu de uma feição de panteão, empolgadora ao primeiro contato da vista dos visitantes com as suas pinturas e esculturas".